quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O controle anual do plano de aposentadoria

            O final do ano é um bom momento para rever o seu plano de aposentadoria. Como os mercados oscilam ao longo do ano, os seus investimentos vão junto com eles. É de bom tom pelo menos uma vez por ano reavaliar seus investimentos não apenas para reequilibra-los de acordo com as suas expectativas, mas para ter certeza que o plano está com resultados consistentes.
            Podemos começar com a reavaliação da tolerância ao risco e como os investimentos estão alocados. Essa tolerância pode mudar com o tempo, alterando a zona de conforto da quantidade de risco que se é capaz de suportar. Normalmente com o passar do tempo essa tolerância tende a diminuir.
            Em seguida podemos pensar em uma revisão do plano financeiro de acumulação de patrimônio. Toda pessoa que pensa na aposentadoria ( ou outros projetos ) deve ter um plano financeiro. Ele não precisa ser complexo, mas você precisa saber onde você está, onde você está indo, e (mais ou menos) como você está indo para lá chegar. Se você não tiver um plano, você não pode saber se você está no caminho certo para a aposentadoria que você está esperando. Mas mesmo que você tenha um plano, você precisa fazer um controle. Você não pode elaborar um plano e, em seguida, esperar que ele funcione automaticamente durante alguns anos sem qualquer supervisão pois o que almejamos daa vida muda com o tempo.
            Essa supervisão deve contemplar os seguintes pontos? Você está mantendo se firme no seu objetivo? Eles são os mesmos? Você está economizando tanto quanto você planejou? Se não, essa é a primeira coisa que você deve abordar. A sua meta de poupança foi demasiadamente agressiva? Você assumiu gastos que não permitem a poupança? Os retornos dos investimentos estão sendo satisfatórios? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário